Agência de lançamentos: 4 cuidados a serem tomados para evitar lançamentos de infoprodutos com promessas falsas

Se você possui uma agência de lançamentos, já deve ter se deparado com as mais diferentes promessas oferecidas em infoprodutos, certo? Não bastasse isso, provavelmente você e sua equipe já realizaram melhorias em diversas delas para fazer com que essas promessas fossem capazes de converter.

No mercado digital, uma boa copy alinhada a uma boa “superpromessa” pode ser a diferença entre encher o carrinho ou não chegar perto das metas de vendas. Porém, é importante que alguns cuidados sejam tomados para que você não viole a legislação.

Neste artigo, vou tratar de 5 cuidados que você precisa tomar para evitar que seu lançamento seja realizado utilizando uma promessa falsa.

1: Entenda o que é uma promessa falsa

A promessa falsa é identificada, no Direito, como publicidade falsa ou enganosa. A sua definição é encontrada no art. 37, § 2º, do Código de Defesa do Consumidor, e diz o seguinte:

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

De forma simplificada, uma promessa será considerada publicidade falsa ou enganosa quando não estiver sendo sincera com o seu público-alvo, de forma a levá-lo a acreditar em resultados garantidos e que não são entregues por quem está prometendo.

Para deixar ainda mais claro, vamos imaginar alguns infoprodutos hipotéticos com as seguintes promessas, e vamos também supor que os infoprodutos não são capazes de gerar estes resultados:

Emagreça 15kg em 3 dias sem parar de comer e sem fazer exercício físico.

Faça seu primeiro milhão em até 30 dias investimento em criptomoedas.

Seja promovido no seu trabalho em até uma semana.

Lendo essas promessas acima, talvez você tenha lembrado de várias que já passaram pela sua frente. A grande questão é: o infoproduto é capaz de entregar esses resultados? Se a resposta for manifestamente negativa, você já sabe que pode estar agindo em desacordo com a legislação, pois a publicidade enganosa é proibida.

Sabendo o que configura uma promessa falsa, você já terá condições de evitar que seus infoprodutos lançados se utilizem disso.

2: Resguarde-se em seus contratos com os experts

Muitas vezes, quem vai elaborar a promessa não será a sua agência, mas sim o expert que você estará lançando. E também, muitas vezes você não vai dominar o conteúdo que ele ensina ao público, e por isso talvez você não seja capaz de saber se o que o expert está prometendo está em conformidade com a legislação.

Exatamente por esse motivo, é recomendável que você deixe claro no seu contrato com o expert que caberá ao expert a responsabilidade de não violar a proibição da publicidade falsa, bem como que ele prometerá resultados que sejam realmente possíveis de serem atingidos e/ou entregues.

Caso não constem obrigações como essa no seu contrato, os riscos de você se tornar responsável por um comportamento causado pelo expert serão muito mais altos, podendo acarretar até mesmo em sanções, multas e indenizações.

3: Busque feedbacks dos clientes

Esta pode ser uma ótima solução para evitar prometer resultados inatingíveis: conversar com quem já comprou o infoproduto e buscar entender quais foram os resultados que essas pessoas perceberam.

Agindo dessa forma, você será capaz de elaborar promessas realmente condizentes com a realidade e, ainda por cima, talvez ainda obtenha alguns ótimos depoimentos para utilizar na página de vendas.

Lembre também de que, caso perceba que os clientes entrevistados não atingiram o que você prometeu, pode ser aconselhável que utilize essas informações para adaptar a promessa que está anunciando. Esse comportamento poderá demonstrar que você está na melhor das intenções entregar aquilo que a que está se comprometendo quando promete.

Com base nesses feedbacks, você também pode elaborar promessas alternativas e utilizá-las em testes futuros. Ou seja: além de demonstrar que você está buscando agir em conformidade com a lei, isso ainda pode gerar novos insights para você testar.

4: Documente tudo

Quando falamos em cuidados jurídicos, é sempre importante elaborar documentação das medidas tomadas. Essa documentação poderá, futuramente, ser utilizada para demonstrar que você vem buscando atuar sempre em conformidade com a legislação.

Mantenha sempre seus contratos devidamente armazenados, guarde planilhas e demais ferramentas que tenha utilizado. Tudo isso pode se tornar prova a seu favor em momento oportuno.

Faça isso sempre em conformidade com a LGPD, claro.

Além disso, pode ser altamente recomendável que você insira nos termos de uso do seu infoproduto informações mais específicas acerca dos entregáveis, bem como da promessa, principalmente se estiver utilizando uma promessa muito agressiva. Em alguns casos, a promessa pode ser tão agressiva que o recomendado é inserir um aviso específico sobre ela na página de vendas.

Conclusão

Neste artigo, foram abordados 4 cuidados jurídicos para a serem tomados para evitar lançamentos de infoprodutos com promessas falsas. Para acompanhar mais conteúdos como este, basta visitar com frequência o site e também me acompanhar nas redes sociais. Desejo muito sucesso nos lançamentos! Abraço!

Lucas Uster

Lucas Uster

Advogado de empresas e negócios digitais. Professor de Direito Empresarial e Direito Digital.

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